fbpx

A música na adolescência

Picture of Ana Beatriz Marcondes Marra

Ana Beatriz Marcondes Marra

aprender piano na adolescência - antonio pianos
Atividades musicais normalmente são direcionadas para crianças cada vez mais jovens e é muito fácil encontrar aulas de instrumento ou atividades de musicalização para crianças bem pequenas, inclusive, para bebês. Cursos de formação para professores trabalharem com estas faixas etárias também são vários. No entanto, não é assim tão fácil encontrar aulas de música e/ou professores especializados em adolescentes.
Nas escolas regulares que contemplam a música em seus currículos, a aula é ofertada, via de regra, somente para crianças da primeira etapa do Ensino Fundamental. Quando a criança começa a “adolescer”, a música costuma sair de cena… E nesse exato momento, a música poderia atuar como uma poderosa ferramenta auxiliar no desenvolvimento físico e emocional daquela “mente em perpétua agitação”, como já disse Jean-Jacques Rousseau.
aprender piano na adolescência - antonio pianos
A prática musical pode beneficiar os adolescentes de várias formas, pois ela promove, entre outros, o aprendizado e domínio de vários movimentos físicos; possibilita oportunidades de interação social, diminuindo a probabilidade de comportamentos de risco e oferece estímulos ao sistema de recompensa do cérebro do adolescente (o sistema de recompensa é o circuito que processa a informação relacionada à sensação de prazer ou de satisfação e que cumpre uma função muito importante para nos proporcionar prazer e bem-estar.). 
Sobretudo, a música pode colaborar fortemente no desenvolvimento de importantes funções executivas do cérebro, tais como, memória operacional, controle dos impulsos, raciocínio abstrato e relação causa/efeito.

aprender piano na adolescência - antonio pianos

(Vladimir Volegov – Moça tocando piano)
Em outras palavras, aprender a tocar um instrumento musical ou cantar em um grupo são atividades que possibilitam o desenvolvimento de importantes habilidades no indivíduo, tais como:     
1. domínio de movimentos muito específicos de todo o corpo – para se tocar piano, por exemplo, há que se dominar a sincronia de movimentos de dez dedos , duas mãos, dois braços e dois pés, além do controle da respiração, da tensão e do relaxamento das partes solicitadas do corpo;     
2. planejamento e a coordenação dos comportamentos destinados a se atingir um objetivo – o aprendizado de um instrumento ou do canto exige uma frequência de prática, sem a qual não se consegue chegar a um desempenho musical satisfatório;    
3. ordenação de pensamentos e ideias – ao utilizar uma linguagem altamente refinada e especializada como a musical, o adolescente precisa pensar sobre possibilidades, pensar à frente, pensar sobre hipóteses, pensar sobre os pensamentos, pensar além dos limites convencionais.
É lamentável perceber que o ensino musical não esteja presente no cotidiano da maioria dos adolescentes, resultando na perda de uma grande aliada para o desenvolvimento deste cérebro em transformação. Há uma falsa crença de que é necessário iniciar os estudos de um instrumento quando criança, mas ter suas primeiras aulas na adolescência traz algumas vantagens para o aprendizado, pois a musculatura das mãos já está bem formada e as funções executivas do cérebro estão mais desenvolvidas.
Dentre os que já tocam desde crianças, alguns costumam parar as aulas de instrumento, quando se aproximam as provas do vestibular, no entanto, continuar a tocar e manter seus horários de estudo ajudaria o cérebro a descansar da exaustão, ansiedade e estresse causados por esta difícil fase.
Durante a pandemia, os adolescentes estão reclusos, passando horas diante de telas, não desfrutando do importante contato físico com o grupo de amigos. Neste momento, mais do que nunca, a música seria uma grande benesse para o equilíbrio emocional dos jovens.aprender piano na adolescência - antonio pianos
Pais, seus filhos já não são mais crianças, mas sua tarefa ainda é fundamental para o bem-estar deles, procurem um(a) professor(a) de música com metodologia adequada a adolescentes e percebam a diferença que a prática musical fará na vida de seu filho!
Façam uma visita a Antonio Pianos, peçam recomendações de bons professores e despertem no adolescente a paixão pela música!

Compartilhe

Comente

Outros conteúdos

blog

A música mais antiga do mundo.

A melodia mais antiga que se conhece tem mais de 3.400 anos e foi inscrita em uma tabuleta de argila com texto cuneiforme (tipo de

Posso Ajudar?