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Quem foi Bartolomeo Cristofori?

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Ana Beatriz Marcondes Marra

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Talvez você não saiba quem foi Bartolomeo Cristofori, mas ele é o grande responsável pelo texto que agora redijo e, também responsável por você estar aqui, lendo este texto.
Imagem disponível em: https://www.vox.com/2015/5/4/8539727/piano-invented-bartolomeo-cristofori?fbclid=IwAR19PHLuXZBZLnuEGzqQzNHulwrkJ_ednHY0kegybv2B2ry-WEOUospJXHU
Cristofori foi um habilidoso fabricante de cravos (1655-1731) que perpetuou seu nome na História da Música, ao desenvolver um mecanismo que pudesse realizar diferentes dinâmicas nos sons dos instrumentos de tecla e, assim, inventar nosso querido instrumento, o piano. Nascido em Pádua (Itália), Cristofori mudou-se para Florença, em 1690, a convite do príncipe Ferdinando de Médici, para trabalhar como músico e fabricante de instrumentos musicais da corte toscana.
Cravo de dois manuais de Luigi Baillon (séc. XVIII) – St Cecilia’s Hall Museum of Musical Instruments – Edimburgo – Escócia. Imagem disponível em: https://musicabrasilis.org.br/instrumentos/cravo
Nesta época, o cravo era o instrumento de teclado dominante graças a sua versatilidade e era largamente utilizado como instrumento solista, acompanhador de várias formações e, também como base harmônica de obras para pequenas orquestras. Diversos compositores se dedicaram a escrever músicas para cravo, como Johann Sebastian Bach (1685-1750), por exemplo. Ouça o som do cravo, no vídeo abaixo, em que a cravista brasileira Maria Lúcia Nogueira (1949-2007) interpreta a Partita nº 1 em Ré menor.
Embora o cravo fosse um instrumento versátil, não era possível realizar nuances de forte e fraco, ao tocar uma tecla com mais ou menos intensidade, em função do mecanismo deste instrumento: as cordas eram colocadas em vibração por um plectro que a beliscava quando por ela passava (veja na imagem abaixo). Assim, não havia como modificar a intensidade da produção do som.
Parte superior de um saltador. 1) corda, 2)eixo da lingueta, 3) lingueta, 4) plectro, 5) amortecedor.Quando a parte da frente da tecla é pressionada (2) a parte de trás é levantada, o saltador é levantado e o plectro faz a corda vibrar (3). Imagem disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cravo_(instrumento_musical)#Funcionamento
Outro instrumento de teclas, contemporâneo ao cravo, era o clavicórdio, que possuía teclado sensível ao toque e tinha uma grande capacidade de nuanças e variedades sonoras, mas possuía um volume tão baixo, o qual não conseguia ser projetado em um pequeno cômodo, quanto mais em uma sala de concertos. Já o cravo possuía potência para as salas de concerto, mas por outro lado não permitia a expressividade vocal do clavicórido. Conheça o som deste lindo instrumento no vídeo abaixo.
Imagem disponível em: https://www.europeana.eu/pt/item/02030/MatrizNet_Objectos_ObjectosConsultar_aspx_IdReg_40044
Aqui então entra a figura de Cristofori, o habilidoso construtor de cravos que, desde criança, adorava música e quis combinar em um único instrumento as virtudes dos outros dois: a expressividade do clavicórdio com a potência sonora do cravo. Assim, em 1709, ele decide substituir os plectros que beliscavam as notas do cravo por pequenos martelos que as percutiam e, por fim, cria o Gravicembalo col piano e forte (grande cravo com fraco e forte).
Paulatinamente o nome grande e desajeitado foi substituído por “pianoforte” e, finalmente, “piano”, como hoje conhecemos. Abaixo você poderá ouvir a Sonata K.9 de Domenico Scarlatti no Gravicembalo col piano e forte original de Cristofori, interpretada por Dongsok Shin.
Foto de um dos primeiros pianos de Cristofori. Imagem disponível em: https://www.vox.com/2015/5/4/8539727/piano-invented-bartolomeo-cristofori?fbclid=IwAR19PHLuXZBZLnuEGzqQzNHulwrkJ_ednHY0kegybv2B2ry-WEOUospJXHU https://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeo_Cristofori
Você deve ter percebido que o som do Gravicembalo ainda era muito próximo ao do cravo e pode até achar bobagem o feito de Cristofori, mas, quando ele resolveu substituir o mecanismo de produção de som do cravo, esse construtor de instrumentos da corte real não apenas deixou seu nome para a História da Música, mas mudou a História com seu precioso legado: o piano que hoje tocamos.
Venha fazer uma visita à Antonio Pianos para conhecer
e tocar todos os pianos que temos a disposição.

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