Quer colocar seu filho(a) na aula de piano? Primeiro veja estas dicas!

1. Compre um piano
Muitos pais me dizem que irão comprar o instrumento só depois de ver o interesse da criança. Respondo: você compra o material escolar só depois que a criança se interessou pela escola? Isso pode parecer grosseiro da minha parte, mas garanto que, dificilmente, a criança fará progresso nos estudos, sem um piano em casa, com o qual ela possa praticar entre as aulas e isso, sim, fará com que ela perca o interesse pela música. O ideal seria que o piano já estivesse há bastante tempo na casa e no cotidiano da criança, que ele fizesse parte da vida de sua família, pois assim a criança poderia explorar o instrumento completamente antes do início das aulas.
2. Incentive a criança a brincar com o piano antes de começar as aulas.
Se você já tem um piano em casa, deixe a criança explorar o instrumento, familiarizar-se com a topografia do teclado (teclas pretas em grupos de duas e três colocadas entre notas brancas); com as diferentes alturas de sons que as teclas emitem de acordo com sua localização (sons agudos para a direita, sons graves para a esquerda); bem como com os diferentes efeitos que o piano pode produzir (sons mais suaves ou mais fortes, de acordo com a pressão que se coloca sobre as teclas, sons sustentados quando se pressiona o pedal etc.). Cante a escala musical ascendente (dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó) com a criança; mostre a localização das notas no piano; cantem a escala de trás para frente. Essas brincadeiras musicais economizarão tempo das primeiras aulas de piano e deixarão a criança muito mais segura para iniciar o estudo formal do instrumento.
Se você não sabe cantar ou localizar as notas no piano, há vários vídeos no Youtube, como este que as crianças gostam muito.
3. Ajude a criança a desenvolver as noções de esquerda e direita.
Não basta apenas a criança saber qual é a mão direita ou esquerda, mas ela ter consciência e prontidão para realizar ações de um lado do corpo e depois espelhar essa ação do outro, por exemplo. O que você pode fazer: peça para a criança pular para a esquerda ou para a direita; jogar bola com uma mão e com a outra, ou chutar com um pé e o com outro etc. Qualquer atividade que faça a criança utilizar a lateralidade ajudará a solidificar as bases para a fluência física no teclado. Existem vários jogos e brincadeiras na internet que visam ao desenvolvimento das noções de lateralidade na criança, deem uma olhada nesta página, por exemplo:

4. Coloque o piano em uma parte da casa em que ele não fique solitário e/ou onde esteja a TV da família.
Algumas das razões pelas quais as crianças não praticam é porque ela e seu instrumento estão sozinhos em algum cômodo da casa, separados do restante da família, ou porque todos querem assistir à TV e o piano está na mesma sala. Manter o instrumento escondido mostra que o piano não é algo muito útil ou interessante para a família; colocar o piano e a TV competindo pelo mesmo espaço também demonstra a sua falta de importância, além de gerar grandes conflitos entre os membros familiares.
5. Tenha um banco de piano com altura ajustável e um apoio para os pés da criança.
Sentar-se na altura adequada para a criança e ter os pés bem apoiados (em um extensor de pedais ou algum suporte de madeira) torna o momento da prática confortável e evita problemas futuros de postura. Portanto, não caia na tentação de colocar almofadas sobre uma cadeira, providencie estes itens para que a criança se sente com facilidade ao piano, sempre que ela quiser.

